quinta-feira, maio 17, 2012

Outubro de 1997

Certo dia meu pastor me perguntou se eu tinha interesse de assumir uma igreja. Eu trabalhava em uma indústria, chamada Bettanin em Esteio - RS. Morava em uma casa simples, mas cheio de sonhos com a vida e recém casado com muma linda e jovial esposa.Com a pergunta do meu Pastor fiquei muito eufórico, entusiasmado e acabei  aceitando o convite. O lugar éra longe da minha cidade. Nunca tinha ido para o interior do RS e nem imaginava que existia uma cidade chamada Lagoa Vermelha. A internet ainda não existia e os conhecimentos e comunicação éram limitados. Assim minha jornada Ministerial de Pastor iniciou-se.
Antes de viagem fui a capital do estado para requerer alguns documentos. Quando eu estava cruzando a Uzina do Gazómetro às 15 horas da tarde, quatro elementos mal encarados me abordaram e robam a indenização de quase dois anos de trabalho. Dinheiro este que contava para a viajem. Mas não nos afligimos, seguimos em frente, pois agora eu seria um pastor.

Pastor Cleveland (2° vice presidente da IAB na época)e irmã Rosangela nos levaram de carro até a tal cidade, nossos móveis chegaria dias depois. Viajamos em um Santana cinza e parecia que o lugar éra infinito para se alcansar. Chegamos na cidade à baixo de chuva e muito barro. O carro estragou e tivemos que descer para empurrar, nos estávamos vestido de terno e gravata, nos molhamos, nos sujamos e tivemos fome. Mas nosso objetivo era chegar até a vila Gaúcha.
Quando finalmente chegamos a tal vila, ficamos um pouco apreensivos, pois o lugar não era dos melhores e a localização da igreja era péssima. Ela se localizava ao lado do lixão da prefeitura e a igreja era a última construção da cidade. Construção esta erguida com tábuas de um galpão velho, com um porão construído de tijolo maciço, éra ali que Deus quiz que nós iniciá-se-mos.
Graças a Deus! Em certo momento da noite eu já estava empoçado como pastor titular. . A primeira irmã que me cumprimentou, perguntou ao Bispo Robert: - É este pinto molhado que irá assumir aqui. Tive que sorrir e pedir a misericórdia de Deus. Ao ir até a porta da igreja apenas vi o carro Santana subindo uma lomba derrapando em suas rodas tomadas de lama e sumindo na escuridão e na chuva.

Fazia apenas 8 mêses que eu havia casado e tinha apenas 19 anos de idade. Mas ardia no meu coração o desejo de fazer algo para Deus.

A baixo nossos móveis novinhos. Aigreja ficava em cima, note que forro éra tão baixo que podia ser tocado com a mão. Claro que este forro novo foi nós que colocamos. Mas tinha problemas com a elétrica e com a agua que entrava quando chovia. A agua batia na canela e as paredes davam choque. Por ser ao lado do lixão havia ratos, cobras, sapos, lesmas.... Quando se tomava banho no banheiro, tinha que cuidar para que os escorpiões não nos ataca-se.

Salão da Igreja no Bairro Gaúcha
Eu pregando

O piso desta igreja éra tão frágil que tinha que cuidar no pisar. Certa vez uma irmã cheia do poder de Deus, pulando e pulando quebrou a madeira e quase caiu em cima da cama que ficava em baixo no porão.

Mas nem tudo éra ruim! Tinhamos um chamado de Deus! 
A igreja se localizava numa baixada. Certa feita a igreja estava em culto de oração e os irmãos atrazados desciam o morro e quando, para supresa, viram descer do céu uma bola de fogo que caiu sobre a igreja e cada um que entrava na igreja era cheio do poder de Deus.
Vimos neste lugar várias pessoas sendo tocas pelo poder de Deus e almas se achegando até Jesus.

Minha querida esposa estava sempre ao meu lado, ela éra uma menina de 19 anos, mas sempre seguindo o chamado de Deus. Lembro-me que nos momentos que eu saia para visitar, com irmão Valtuir (hoje pastor desta mesma cidade) ela ficava em casa sozinha preparando a algo para nós e muitas das vezes ao chegar em casa  ela estava chorando na cama com medo dos sapinhos na cozinha. (sorrisos e lágrimas). 

Obs: Esta igreja foi iniciado pelo pr. Joãozinho e logo após, pastor Paulo Nascimento assumiu, ficando eu como o seu sucessor.


Em breve teremos mais publicações, acompanhe...